O Devon é uma das raças mais antigas do Reino Unido. Sem duvida, é uma raça indígena do sudoeste da Inglaterra. É curioso notar que a primeira referência à mesma a situa em Cornwall e não em Devonshire. Housman sustenta a opinião que a origem da raça na Inglaterra remonta à época das expedições dos Fenícios em busca de estanho na região de Cornwall.
A raça Devon foi introduzida no Brasil em 1906, por Assis Brasil na região de Pedras Altas-RS, e depois em Alegrete e municípios vizinhos. Em 1914, o Visconde Ribeiro de Magalhães, de Bagé-RS, inscreveu o primeiro lote de reprodutores puros da raça, duas vacas e um touro de procedência inglesa. O primeiro Devon nacional registrado foi "Bagé", de janeiro de 1915, também propriedade do Visconde.
Suas características mais marcantes são a rusticidade, a fertilidade, a habilidade materna, a precocidade e a docilidade. Ultimamente este gado tem sido muito utilizado para cruzamentos com raças zebuínas, formação da raça sintética bravon, ou mesmo com as raças européias.