A raça foi originada na Flórida, por Alto Adams, partindo de cruzamentos entre Brahman e animais da raça Hereford. O Braford é uma raça sintética, formada de 3/8 de sangue zebuíno e 5/8 de sangue europeu, gado este muito prolífico, longevo, precoce e muito rústico. Esta raça herdou dos zebuínos a adaptação aos trópicos, resistência a ectoparisitas, rusticidade, rendimentos de carcaça. Do hereford traz a fertilidade, habilidade materna, precocidade, temperamento dócil, volume e qualidade da carne. É capaz de transferir os gens de precocidade, fertilidade, temperamento dócil e qualidade de carne do Hereford e rusticidade e rendimento de carcaça dos zebuínos.
No Brasil, o trabalho pioneiro aconteceu em 1968 no Rio grande do sul, pelo cruzamento entre o Hereford e o Tabapuã, inicialmente por Rubem Vasconcelos, da Fazenda Santa Clara, em Rosário do Sul, com denominação de Santa Clara. Mais tarde, outras raças zebuínas passaram a ser utilizadas, como o Nelore e o Guzerá, sempre mantendo 5/8 de sangue europeu e 3/8 de zebu.
Toda a seleção de características ainda é incrementada pelo beneficio indiscutível da heterose, que qualifica ainda mais o produto. Na condição de bovino sintético, todos os graus de sangue são considerados como formadores da raça, 1/2-1/4-3/4-3/8-5/8. Isto facilita à decisão de novos adeptos a raça braford, pois touros de todos os graus de sangue podem ser usados na reprodução, dependendo da composição genética desejada pelo criador.
O macho Braford é extremamente fértil, viril e precoce, adaptando-se muito bem às condições de reprodução a campo e detentor de excepcional massa muscular. A fêmea é precoce e fértil. Tem comprovado potencial de entrar em reprodução, totalmente a campo, entre 14 e 18 meses de idade. Com peso médio adulto de 450 kg, tem excelente facilidade de parto e habilidade materna, desmamando aos 6-8 meses bezerros que podem ter mais da metade do peso materno. O novilho é muito precoce na terminação, podendo ser abatido, em terminação exclusivamente a campo, aos 18-24 meses de idade e peso entre 380 e 480 kg e tem carcaça bem conformada, bom perfil muscular, alto rendimento de cortes comestíveis e tem ótima cobertura de gordura e marmorização.
A raça apresenta pelo curto e lustroso. A pelagem é vermelha em todas as tonalidades e os testículos, além da normalidade anatômica, nunca devem medir menos de 33cm de circunferência, sendo o prepúcio de tamanho médio ou curto. Os aprumos bem implantadas, sendo indesejáveis a perna reta. Nas fêmeas as tetas são de tamanho médio e quanto ao desenvolvimento e conformação, estes variam de individuo, em relação aos seus contemporâneos e conforme as condições ambientais onde são criados.